-
Arquitetos: ROHM
- Área: 850 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Johnny Umans
Jardim de verão histórico. A empresa de publicidade Hannibal se estabeleceu na orla do porto de Roeselare. Em contraste com o bairro violento, os proprietários se apaixonaram por um jardim de verão esquecido. O caráter selvagem do jardim é preservado e valorizado. Árvores adicionais são plantadas no local para dar ao jardim um caráter protegido, onde várias atividades podem ocorrer (incluindo petanca, rede, música ao vivo e uma mesa de conferência).
Os limites do terreno são providos de extensa vegetação. A rua e a entrada do edifício estão dispostas como um caminho sinuoso que leva à entrada característica.
Conceito. O extenso programa da edificação em combinação com as vagas de estacionamento dentro da atmosfera do jardim murado provou ser um grande desafio. Uma pegada compacta foi definida e o programa foi sobreposto em três pavimentos. O volume compacto se posiciona de forma equilibrada no local, sendo possível manter todas as árvores, as vagas de estacionamento necessárias e um jardim. O muro do jardim ao redor do terreno é icônico para o local, preservado em sua totalidade.
Experiência. As áreas comuns (refeitório, estúdio, salas de reunião...) estão localizadas no pavimento térreo do edifício. O refeitório foi mobiliado como um bar e pode ser usado como sala de reuniões informal com os clientes. Em combinação com várias atividades ao ar livre, este pavimento é o coração criativo do edifício. Os pavimentos superiores serão usados como espaços de escritório para 32 pessoas, instalações para reuniões e espaços de trabalho tranquilos. Os dois pavimentos superiores são visualmente conectados por um vazio e desfrutam da vista da linha do horizonte da cidade.
Técnicas. O edifício é concebido da forma mais compacta possível e desfruta da sombra das árvores na orientação oeste. As fachadas finais do edifício são mantidas quase cegas a fim de limitar a carga térmica do edifício. O sistema de ventilação fornece ao edifício ar fresco suficiente. Além disso, o ar pode ser ligeiramente seco, possibilitando a climatização do edifício com a ativação do núcleo de concreto.